quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Valorização da profissão contábil e as qualidades que um profissional contábil/fiscal deve desenvolver

É dever de todo contabilista manter o empresário informado e devidamente atualizado

Com as mudanças cada vez mais constantes na legislação tributária e com a crise econômica mundial batendo na porta de muitas empresas, é imprescindível ressaltar a importância do profissional da área contábil e fiscal.

São muitas as novidades: implantação do ponto eletrônico, convergência dos padrões nacionais de contabilidade às normas internacionais de contabilidade, notas fiscais paulista e paulistana, além de alterações nas regras sobre impostos e tributos.


Por isso a importância de o profissional contábil estar sempre inteirado sobre as alterações e capacitado para acompanhar, interpretar, suportar e orientar os contribuintes. No entanto, essa tarefa está se tornando cada vez mais árdua.


É dever de todo contabilista manter o empresário informado e devidamente atualizado, uma vez que ele é o detentor e talvez o único que efetivamente entenda as informações sobre os resultados das entidades, principalmente das micro e pequenas empresas. Ou seja, o profissional contábil torna-se a peça-chave no cumprimento dessas normas.


O profissional contábil deixa de ser um mero apurador de impostos e passa a ser um consultor cada vez mais dinâmico e a sua pró-atividade contribuirá para o sucesso dos empreendedores.


Para isso, ele deve desenvolver seu conhecimento e experiências na execução de seu trabalho e, o mais importante, ele também precisa se aprimorar nas mais variadas formas de gestão, agregando conhecimento em diversas áreas.


Fonte: Para comentar o assunto, indico como fonte Robison Chan Tong, gerente do setor fiscal da Prolink Contábil (www.grupoprolink.com.br), especializada em assessorias e serviços contábeis, fiscais e folha de pagamento.


Sobre o Grupo Prolink – Criado em 1999, o Grupo Prolink (www.grupoprolink.com.br) oferece suporte a empresas do setor de serviços, comércio e indústria. É formado por duas empresas distintas, a PLK Consulting, que oferece a seus clientes consultoria personalizada e inovadora no mercado, por meio de ferramentas práticas de auxílio em gestão corporativa, bem como um time de experientes consultores nas mais diversas áreas. Já a Prolink Assessoria Contábil é especializada em assessorias e serviços contábeis, fiscais e folha de pagamento.

Fonte: Jornal Contábil

Nenhum comentário:

Postar um comentário